A toxina botulínica, mais popularmente conhecida como Botox®, é uma substância obtida da bactéria Clostridium botulinum, que atua como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueia a contração muscular onde a substância é injetada. Por isso, é muito utilizada para suavizar as rugas decorrentes de linhas de expressão causadas pela contração dos músculos da face. Pode também ser utilizada de maneira preventiva, quando começam a surgir as primeiras marcas de expressão – geralmente em torno 25-30 anos – para evitar a formação de rugas estáticas.
De longe, é um dos procedimentos mais realizados no meu consultório.
Além de fins estéticos, há outros usos para a toxina botulínica, que pode ser utilizada no alívio de espasticidade muscular, em doenças onde há aumento excessivo da contração muscular como em distonias cervicais, estrabismo, bruxismo ou ainda enxaqueca crônica. Também pode ser utilizada para tratar hiperhidrose, ou seja, suor excessivo.
Normalmente os efeitos da aplicação começam a ser notados após 48h, com pico de ação em torno de 15 dias e duração em torno de 3-6 meses, a depender de alguns fatores como idade, atividade física entre outros.